domingo, 8 de novembro de 2020

APRESENTAÇÃO DO PROJETO "10 MINUTOS A LER’’

 


Para estimular a criação de uma rotina de leitura na família, nas creches, nos jardins de infância, nas escolas, na academia, no trabalho e no lazer, o Plano Nacional de Leitura (PNL 2027) lançou o seguinte desafio:

Ler sempre. Em qualquer lugar.

Trata-se de um desafio dirigido às escolas dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico da rede pública, para que incutam no seu quotidiano a atividade diária da leitura por prazer. Todos poderão ler a qualquer hora e em qualquer espaço, selecionando e lendo um livro, ávido por ser lido, aguardando, na sua Biblioteca Escolar, que o seu amigo leitor o requisite e o saboreie, ou, então, um livro que o aluno tenha no seu domicílio oferecido por um seu familiar, amigo…

Sendo assim, no dia 26 de outubro de 2020, o Agrupamento de Escolas de Airães abraçou esta causa, pois acredita que os nossos alunos entrarão nesta aventura com garra e tornar-se-ão, claramente, bons leitores.

Este processo prolongar-se-á até ao final do 3º período e, todos os dias, durante 10 minutos, todos sairão enriquecidos desta experiência literária.

A Biblioteca Escolar de Airães agradece a colaboração dos principais intervenientes neste processo: professores e alunos.

Tal como proferiu Malala Yousafzai, uma adolescente que desafiou os talibãs,


«Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo».

RECEÇÃO aos ALUNOS dos 5º anos: A, B, C

     No dia 17 de setembro de 2020, as turmas A, B e C, acompanhadas pelos seus respetivos Diretores de Turma, depararam-se com a Professora Bibliotecária, Cristina Ribeiro, e a Assistente Operacional, D. Fátima, que os receberam de braços abertos e falaram sobre aquele espaço maravilhoso, a Biblioteca Escolar, que os acolheria todos os dias.


Contudo, os alunos avistaram três professoras, vestidas de maneira diferente, e sentiram-se intrigados.


A professora Ana Bela Leão vestiu-se de Mortícia Addams. Para quem não conhece esta personagem mística, ela é detentora de uma beleza inigualável e está completamente apaixonada pelo seu marido Gomez. A “Família Adams”, “The Adams Family” no seu original, surgiu em Banda Desenhada nos anos 1930. Para os amantes de cinema, aconselhamos, vivamente, que vejam os vários filmes sobre esta família, aparentemente igual a todas as outras, mas que vive num castelo assombrado, e, por vezes, são maquiavélicos… Se preferirem, poderão ver também as séries de desenhos animados onde os membros desta família surgem cheios de ironia e humor negro!


A professora Dina Rodrigues vestiu-se de Harry Potter, o famoso Harry Potter. A escritora britânica destes famosos livros, Joanne Kathleen, estava a passar por uma situação difícil, quando, em 1997, o seu primeiro livro ‘‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’’ foi um estrondoso sucesso e a sua vida, graças ao Mundo da Literatura, a tornou famosa, proporcionando-lhe uma vida desafogada. Poderás encontrar alguns dos seus livros na nossa Biblioteca Escolar.
 

 Finalmente, a professora Mónica Cunha estava com ar misterioso… de lupa na mão… muito compenetrada em busca de pistas. E não é que estava disfarçada de detetive Sherlock Holmes, criado pelo autor Arthur Conan Doyle! Se gostas de livros policiais/thrillers, atreve-te a ler a coleção disponível na nossa Biblioteca!

Os alunos das três turmas do 5.º ano participaram ativamente nesta receção e adoraram conhecer a Biblioteca Escolar!


                                                                    5.ºA


5.ºB


5.ºC


Foi, sem dúvida, um dia inesquecível!

 

VINDA do PRÉ-ESCOLAR à NOSSA BIBLIOTECA!


No dia quinze de outubro, os mais pequeninos, todos sorridentes e bem acompanhados pelas suas doces educadoras, Sandra e Rosário, trouxeram um encanto especial à nossa Biblioteca. Cada sorriso de uma criança simbolizou, nesse belo dia, a beleza de um girassol, como se cada sorriso girasse em torno do nosso querido Planeta Azul, o Planeta Terra, e o tornasse mais luminoso.


Cada criança pôde entrar num mundo que lhe permitiu sonhar e desejar outros caminhos desvendar.



No âmbito do projeto ‘‘Leitura em vai e vem’’, a Biblioteca anseia por um novo regresso destes meninos e meninas que nos encantaram e livros coloridos, para o seu aconchegante lar, levaram. Temos a certeza que a leitura de novos livros trar-lhes-á mais cor às suas vidas. Para isso, os seus pais ou familiares darão um contributo fundamental, pois serão eles os responsáveis por incutir nas crianças o prazer de ler ou, neste caso, de ouvir ler as histórias que levaram da Biblioteca para suas casas.

Os livros ajudam a formar o imaginário de cada criança, dando-lhe a oportunidade de viajar por mundos desconhecidos.

A Literatura Infantil diverte, educa e é uma fonte de  conhecimento.

            « De pequenino, devagarinho, cada um 

seguirá o seu literário caminho».       

ERA UMA VEZ.......

 

O conceito de Biblioteca Escolar implica falar de uma Biblioteca pensada e usada na vida diária das escolas pelos discentes, docentes e assistentes operacionais a tempo inteiro, quer seja em contexto de sala de aula, na sala de convívio, no domicílio de cada um e nos mais diversos espaços.

A aceção do termo pressupõe entender o processo de ensino/aprendizagem como uma construção individual e edificada a partir de conhecimentos e saberes, conhecimentos que se constroem através da investigação, da procura de informação, do uso de fontes e da apropriação da informação para a autoformação.

Para além deste processo, não pode ser excluída a importância da Biblioteca Escolar como “progenitora” da leitura por prazer, ajustada à idade dos alunos, a qual nos põe em contacto com outras épocas, mundos, realidades e gentes, oferecendo, assim, uma amplitude de perspetivas e de olhares dificilmente imagináveis sem ela, para além de contribuir para o divertimento e deleite pessoal ou coletivo.

Atualmente, a Biblioteca Escolar é um espaço educativo especializado que fomenta o desenvolvimento do currículo, um centro de recursos documentais multimédia onde a informação com fins educativos é tratada, integrada, disponibilizada e produzida em diferentes suportes, tais como: livros, jornais, vídeos, filmes, diapositivos, programas informáticos, informação online, entre outros, ao serviço da comunidade educativa e integrada no Projeto Educativo do Agrupamento, no Plano Anual de Atividades e no Plano de Turma.

No ano letivo de 2020/2021, a equipa da Biblioteca Escolar de Airães fará os possíveis e impossíveis para ouvir e encaminhar todos os que procuram este espaço do conhecimento, e atenderá às prioridades de todos, porque acreditamos piamente nos nossos alunos. Através da leitura, poderão dar asas à imaginação, voar em pensamento, abrir novos horizontes e descobrir um Mundo de Sapiência que os transformará, se cada um inalar e saborear o adocicado néctar da literatura.

Toda a equipa acredita que, no futuro, se tornarão bons pensadores, melhores escreventes e bons falantes. Aos olhos da literatura nada é impossível e nós acreditamos que os nossos alunos poderão contribuir para um mundo melhor, lendo, formando-se como leitor(a) autónomo(a).

A Biblioteca Escolar de Airães é a vossa casa: visitem-na, sintam-na e leiam, leiam muito.

A Equipa da Biblioteca Escolar