quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Já Sei Ler

 


"Já Sei Ler" retornou em novembro. 

Este projeto do Plano Nacional de Leitura (PNL), integrado no Programa "Leitura em Família", é já uma tradição do nosso agrupamento. 

Todos os nossos alunos já começaram a levar os livros para casa e fá-lo-ão até junho.

Esta leitura feita em ambiente doméstico é fundamental para que, passo a passo, os nossos discentes se façam leitores competentes, que leiam sobretudo por prazer nos seus momentos livres. 

Pelo quarto ano consecutivo, destacamos o papel dos respetivos encarregados de educação, essenciais para que o ato de ler seja sinónimo de felicidade e descoberta.

BOAS LEITURAS!

Leitura em Vai e Vem está de volta!

 


Com o mês de novembro regressou a "Leitura em Vai e Vem" - projeto do Plano Nacional de Leitura (PNL) integrado no Programa "Leitura em Família" - a todos os Jardins de Infância do nosso agrupamento. 

Todas as nossas crianças já começaram a levar os livros para casa e fá-lo-ão até junho.

Contamos, como sempre, com o papel central dos respetivos encarregados de educação, que assumem pelo quarto ano consecutivo o papel de leitores aos nossos futuros leitores. 

BOAS LEITURAS!

Poesia Visual na BE

 


Ajudar os alunos a explorar o significante das palavras, procurando transmitir mensagens com recurso simultâneo a signos verbais e não verbais está na base desta atividade que pretende igualmente desafiar os limites da imaginação e da criatividade!

Para tal, foi feita uma apresentação sobre Poesia Visual, mostrando diversas criações ao longo do tempo, seguindo-se a atribuição de uma palavra a cada aluno para a criação de um caligrama baseado no binómio significante/significado.

Os trabalhos que agora se apresentam resultam de uma atividade articulada entre a Biblioteca e a disciplina de Educação Visual do 9.º ano, sob supervisão do professor João Fernandes. 

Começámos no ano letivo 2021/2022 com o 9.ºD.

Continuámos no ano letivo 2022/2023 com o 9.ºA, 9.ºB e 9.ºC.

(Clique na turma para ver o vídeo!)

Projeto "10 Minutos a Ler" - O meu livro dava um filme

 


Os alunos do 7.º ano realizaram nas aulas de TIC booktrailers com dados dos livros lidos nas diferentes disciplinas, no âmbito do projeto "10 Minutos a Ler". 

 

Apresentamos alguns trabalhos que resultaram dessa articulação e um especial agradecimento à nossa colega Susana Silva.


O Diário de Anne Frank

O Diário de um Banana - Assim vais longe

Foi sem querer que te quis

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Isto Acaba Aqui

A estrela que vejo da minha janela

Uma última paragem

(Clique no título para aceder ao vídeo!)