domingo, 8 de novembro de 2020

ERA UMA VEZ.......

 

O conceito de Biblioteca Escolar implica falar de uma Biblioteca pensada e usada na vida diária das escolas pelos discentes, docentes e assistentes operacionais a tempo inteiro, quer seja em contexto de sala de aula, na sala de convívio, no domicílio de cada um e nos mais diversos espaços.

A aceção do termo pressupõe entender o processo de ensino/aprendizagem como uma construção individual e edificada a partir de conhecimentos e saberes, conhecimentos que se constroem através da investigação, da procura de informação, do uso de fontes e da apropriação da informação para a autoformação.

Para além deste processo, não pode ser excluída a importância da Biblioteca Escolar como “progenitora” da leitura por prazer, ajustada à idade dos alunos, a qual nos põe em contacto com outras épocas, mundos, realidades e gentes, oferecendo, assim, uma amplitude de perspetivas e de olhares dificilmente imagináveis sem ela, para além de contribuir para o divertimento e deleite pessoal ou coletivo.

Atualmente, a Biblioteca Escolar é um espaço educativo especializado que fomenta o desenvolvimento do currículo, um centro de recursos documentais multimédia onde a informação com fins educativos é tratada, integrada, disponibilizada e produzida em diferentes suportes, tais como: livros, jornais, vídeos, filmes, diapositivos, programas informáticos, informação online, entre outros, ao serviço da comunidade educativa e integrada no Projeto Educativo do Agrupamento, no Plano Anual de Atividades e no Plano de Turma.

No ano letivo de 2020/2021, a equipa da Biblioteca Escolar de Airães fará os possíveis e impossíveis para ouvir e encaminhar todos os que procuram este espaço do conhecimento, e atenderá às prioridades de todos, porque acreditamos piamente nos nossos alunos. Através da leitura, poderão dar asas à imaginação, voar em pensamento, abrir novos horizontes e descobrir um Mundo de Sapiência que os transformará, se cada um inalar e saborear o adocicado néctar da literatura.

Toda a equipa acredita que, no futuro, se tornarão bons pensadores, melhores escreventes e bons falantes. Aos olhos da literatura nada é impossível e nós acreditamos que os nossos alunos poderão contribuir para um mundo melhor, lendo, formando-se como leitor(a) autónomo(a).

A Biblioteca Escolar de Airães é a vossa casa: visitem-na, sintam-na e leiam, leiam muito.

A Equipa da Biblioteca Escolar





 

 




 

Sem comentários:

Enviar um comentário